Quem somos?

O QUE É O IIEP?

O IIEP – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas foi criado em 2001 por militantes políticos de diversas organizações, sindicalistas de diferentes categorias, formadores da educação popular e acadêmicos, com o propósito de promover e articular ações afirmativas referentes aos direitos dos trabalhadores, especialmente o direito à memória.

Desde então, o IIEP desenvolve estudos, pesquisas, intercâmbio de experiências e informações, eventos, publicações, filmes e outras formas de difusão sobre diferentes temas relacionados à questão central da relação trabalho, educação e cultura operária, atuando no sentido da valorização da cultura das classes trabalhadoras. Hoje, a atuação do IIEP está estruturada em dois eixos principais:

MEMÓRIA POLÍTICA DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS

O IIEP se converteu, a partir do Projeto Memória da Oposição Sindical Metalúrgica-SP, em um receptáculo de diversas coleções e arquivos de organizações operárias e populares e militantes, com um trabalho regular de coleta de testemunhos de trabalhadores, bem como a produção de livros, revistas, folhetos e cartazes. Neste trabalho, valorizamos sempre a construção da memória pelos próprios sujeitos das histórias que contamos, ou seja, pelo que chamamos pesquisadores-trabalhadores: gente que participou dos movimentos operários e populares e aprendem a investigar e cuidar dos arquivos junto a jovens estudantes e acadêmicos.

LUTA POR JUSTIÇA E REPARAÇÃO

A referência nesta área é o inquérito contra a Volkswagen, entre 2015 e 2020, que revelou a participação direta da empresa em graves violações de direitos dos trabalhadores em cumplicidade com o terrorismo de Estado da Ditadura de 1964-1988. A articulação para a abertura do inquérito, a escrita da representação contra a empresa e a reunião dos trabalhadores vitimados, de advogados e interessados no tema tiveram acompanhamento e protagonismo do IIEP. A Volkswagen se viu constrangida a pagar R$ 36,5 milhões e reconhecer a sua responsabilidade. A conclusão do processo, para além de trazer importantes lições pelo seu ineditismo, abriu um flanco significativo na luta por Memória, Verdade, Justiça e Reparação. Hoje, outras empresas foram investigadas e respondem ao Ministério Público por cumplicidade com a Ditadura. O IIEP, junto a vitimados, sindicatos, Centrais Sindicais, lutadores por direitos humanos, entidades representativas e movimentos populares constrói o Fórum por Verdade, Justiça e Reparação, movimento que luta pela conquista de medidas que garantam a Reparação completa, adequada, coletiva e efetiva.

plugins premium WordPress