Memória
Verdade
Justiça
Reparação

TRABALHADORES E TRABALHADORAS EXIGEM A RESPONSABILIZAÇÃO DAS EMPRESAS E PATRÕES CÚMPLICES DA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR

Existem, hoje, 14 empresas sendo investigadas por violações de direitos dos trabalhadores durante a ditadura empresarial-militar, em cumplicidade sistemática com os órgãos de repressão do Estado brasileiro.

 

A Unifesp, com o projeto “Responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a ditadura”, coordena a investigação sobre 13 destas empresas, cujos resultados são agora publicizados. Os R$ 2 milhões que possibilitaram a investigação sobre essas empresas vieram do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que a Volkswagen foi constrangida a assinar com o Ministério Público em 2020 por sua comprovada cooperação com o terrorismo de Estado promovido pelo regime militar.

 

O TAC, com valor total de 36,5 milhões, foi resultado de ação proposta pelo IIEP e possível graças às investigações da Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva” e do Grupo de Trabalho 13 da Comissão Nacional da Verdade, “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e Trabalhadoras e ao Movimento Sindical”.

 

Firmaram o pedido de abertura do inquérito, em 2015, todas as Centrais Sindicais do país, diversas personalidades jurídicas e defensores dos direitos humanos, dentre os quais a Dra. Rosa Cardoso, coordenadora do GT 13 da CNV, e o Dr. Modesto da Silveira, autor da lei de anistia ampla, geral e irrestrita, derrotada por cinco votos no Congresso por imposição da ditadura no governo Figueiredo.

 

Com o fim das pesquisas e início de produção dos inquéritos destas 10 empresas torna-se imperante a necessidade de pautar a REPARAÇÃO COLETIVA para avançarmos em direção a um processo substantivo de luta por Memória, Verdade e Justiça e Reparação em nosso país.

 

O IIEP colabora de diversas formas com todas as pesquisas em andamento, entendendo-as como parte fundamental da luta por Memória, Verdade, Justiça e Reparação.

PERISCÓPIO

A criação do Periscópio visa contribuir com o esforço coletivo de investigação e luta por reparação, constituindo-se em um espaço colaborativo onde os avanços investigativos sobre o tema, realizados por diversos grupos de pesquisa, organizações políticas e entidades de classes no Brasil e na América Latina, possam ser amplamente conhecidos e divulgados. Nosso objetivo é envolver pesquisadores, conectar pesquisas e reunir os vitimados num esforço político para exigir Justiça e Reparação.

Vídeos

EMPRESAS E PATRÕES CÚMPLICES DA DITADURA

16 Vídeos
plugins premium WordPress